quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Especial | Regresso às aulas #1 - A triagem (ou o que lhe quiserem chamar)

Como vos tinha falado anteriormente, resolvi fazer uma pequena rubrica (não sei de quantas postagens será constituída, dependendo da adesão) sobre o Regresso às aulas. Tenho a certeza que existe muita gente com filhos a entrar para o 1º ano e que se sente perdida e, muita gente também que vai para o 10º ano, um ano já muito importante, ou para a Universidade. Vou tentar falar disso tudo, de forma resumidinha para não vos massar muito e vou estar aberta a questões ou sugestões. Tinha-vos avisado que o blog não ia ser só sobre sapatos e, como não sou pessoa de quebrar promessas, aqui vai.

O primeiro passo a tomarem é: Revirarem a vossa área de trabalho, ou a sala, ou o sítio onde costumam ter as tralhas relacionadas com a escola. Porquê? Porque é necessário darem uma vista de olhos no que têm em casa para não comprarem coisas a mais. Ah e tal, mas as coisas são giras e mudam, sim, é verdade, mas se têm 30 canetas azuis em casa, não vejo a necessidade de comprarem mais.

O segundo passo a tomarem é: Experimentarem tudo o que encontrarem e verem as coisas que estão boas e as que não funcionam, não têm tinta ou estão demasiado gastas, deitem no lixo, não acumulem em casa.

O terceiro passo a tomarem é: Fazerem uma lista do que realmente necessitam.
- Para os meninos que vão agora para o 1º ano eu aconselho que esperem pela reunião de apresentação onde, por norma, os professores fornecem uma lista do material que precisam. Não se ponham a comprar compassos e esquadros e coisas desnecessárias, mesmo que as possam guardar.
- Para as meninas que já vão para o 10º ano, já sabem mais ou menos o que precisam mas, façam na mesma a lista e, o que vos faltar ao longo do ano, podem ir comprando.
- Para as meninas que vão para a Universidade, eu farei um post mais detalhado porque muita coisa muda.

Eu própria, contra tudo o que costumo fazer, decidi que este ano não ia comprar muita coisa. Estou no 2º ano da Universidade, tenho coisas a mais em casa e só comprei o que realmente precisava. Fiz então uma seleção do que tinha e experimentei tudo. Ora atentem na minha tralha de anos anteriores:

Como podem ver, tinha muuuuita coisa de anos anteriores, mas também muuuuuita coisa que já não funcionava.




Ora bem, e disto tudo o que é que mantive, perguntam vocês? Pois bem, aqui fica a lista:
- O estojo, que me foi oferecido, foi apenas para a máquina que metia nojo de sujinho que estava;
- Mantive as minas (não os lápis de minas que avariei os dois);
- A afia porque é pequena e, por norma, uso lápis de minas;
- As canetas sem tampa para ter no escritório para quando é preciso;
- A régua que é gira e cor-de-rosa e não a uso quuuuuase nunca;
- As borrachas (apesar de ter comprado umas brancas que vos mostro depois) para ter no escritório ou na secretária;
(Tudo o que era canetas que não escreviam, corretores sem fita, lápis partidos, etc, foi tudo para o lixo porque é completamente desnecessário termos material a que não damos uso. Nisto também dei uma volta aos dossiers (que é o que uso), mas infelizmente tenho todos ocupados com documentos do 1º ano de Universidade que guardo para poder emprestar ou guardar se for preciso e tive que comprar. Isso tudo mostro-vos no próximo post sim?)

4 comentários:

  1. Obrigado, foi realmente muito ultil, espero que continue com o bom trabalho. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada. Amanhã estará disponível o novo post desta rubrica (se não houver contra-tempos), por isso, mantêm-te atenta. Obrigada pelo apoio. Mimos *

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada * foi comprada há dois anos num conjunto que custava 2 euros e trazia lapis, afia, régua, etc, da Marca Uso. Ainda hoje a guardo. Mimos *

      Eliminar