sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Especial | Regresso às aulas #3 - O 1º ano na Escolinha

Eu bem sei que já foi há muitos ano e não tendo crianças em casa, tive que recorrer às dicas da minha mãe (que é professora) para vos conseguir escrever este post.
O primeiro dia de aulas deve ser a coisa mais importante da vida de um filho e de uma mãe, marca uma época especial  que, provavelmente vão querer recordar com fotos e com boas memórias (como a minha querida mãe fez).
Ora, eu sei que isto de querer que o filho tenha tudo e não lhe falte nada é bom, sim senhor, mas tenham lá calma no que toca ao primeiro ano. Eles são garotos, vão começar a escrever, a ler e contar, mas não se vão pôr a fazer equações de 2º grau. Isso fica para depois. Assim, venho-vos dar dicas sobre o que devem ou não comprar e o porquê. Vamos a isto?

Primeiro ponto: No dia da apresentação da escola do vosso filho, seja pública ou privada, são dadas todas as informações de modo a acalmar os nervos dos pais. Sim, que eu sei que isto não é só da criançada. Eles dizem tudo: como se vai passar o ano, o que vão fazer, o horário de atendimento e, o mais importante de tudo, dão uma lista de material que realmente precisam! Ou seja, dão-vos uma listinha com todo o material que vão necessitar para o primeiro ano.

Segundo ponto: Definam um budget, ou seja, o orçamento que podem gastar. Comprar clips da marca branca ou da marca toda xpto é igual e se, por acaso, não podem comprar a xpto, não faz diferença nenhuma.

Terceiro ponto: Se mesmoooooo assim vocês querem comprar alguma coisa, comprem a mochila e a lancheira. Porquê? Porque é algo que, de certezinha absoluta, vão precisar. Acho que no primeiro ano eles gostam de bonecada e, se puderem, deixem-nos escolher, contando claro, com as vossas possibilidades.
Vou deixar-vos algumas ideias (todas retiradas do site do Jumbo, mas que podem encontrar em qualquer supermercado com preços semelhantes).

Mochilhas para as meninas:
Este é um modelo muito básico, em cor-de-rosa, não tem grandes bolsos, coisa que quando são pequeninos também não precisam. Custa 1,89, logo, qualquer carteira suporta esta despesa. Acho-a gira e fofinha. Claro que se gostam de bonecada, a coisa torna-se difícil de contornar, mas pode ser que as vossas crianças lhe achem graça.

Mochila das princesas, marcada a 6,99, também não acho que seja um preço assim muito abusivo. 

Mochila da Hello Kitty, que quase todas as meninas gostam por 17,99.

Mochilha da Violetta, penso que seja a que todas querem, nem que seja noutro modelo por 21,99.

Mochilhas para os meninos:
Uma mochila básica, novamente, num modelo um bocadinho diferente e com possibilidade de escolherem outra cor. Por 3,49.

Mochila dos Angry Birds, por 16,99. Para aqueles que ainda adoram os Angry Birds nem acho que esteja muito cara. Tenho ideia que no Continente é mais carota.

Mochila dos Aviões, da Disney a 16,99. Acho-a fofinha.

Mochila dos Transformers, também a 16,99, para aqueles meninos que pensam que já são grandes. 

(A minha relação com as mochilas de rodinhas é de que, são giras, e escusam de andar com o peso às  costas mas, elas acabam por se estragar, devido ao material, o que acaba por se tornar numa despesa maior ao longo do ano. Lembro-me de ter tido uma no primeiro ano e de ter que a substituir porque uma das rodas partiu. Eles não andam com muito peso nos primeiros anos, por isso, penso que não é problema optarem por uma destas.)

Quanto às lancheiras, acho que encontram iguais às mochilas  (o Jumbo não tinha grandes imagens), certifiquem-se que cabem na mochila para não terem que andar com ela na mão ou ainda as perdem.

Dica para encontrar a mochila perfeita: Quando vão comprar a mochila certifiquem-se que os artigos mais essenciais (como o estojo, o caderninho, a lancheira, o que for) cabe na mochila, que esta não é demasiado grande para o vosso filho e que, principalmente, tenha umas boas alças para não aleijar a criança.

Quarto ponto: Como referi neste post acho importante levarem um caderninho na primeira apresentação para apontarem tudo. Se querem comprar para os vossos filhos, comprem daqueles muito simples de capa preta, que são baratos. É normalmente o que o professor pede e, no caso de quererem outro, não vos sai caro e podem reutilizar para outras coisas.

Quinto ponto: O estojo. Sim, o estojo é importante. Deve ter espaço suficiente para caber tudo o que vos é pedido. Não deixo sugestões de estojo porque acho que é algo que varia consoante o que o professor pede. Normalmente, pedem também uma capa de elásticos para guardarem folhas mas, como já disse, varia muito de escola para escola e de professor para professor.


Dica para os pais: É normal acharem que ainda não têm tudo, ou que vai ser um dia miserável em que deixam o vosso filho rodeado de gente que não conhece, que é tudo muito rápido, que não estão preparados ou até que se sintam muito nervosos. É o futuro dos vossos filhos. É normal. Tentem prestar atenção a tudo o que vos é dito na apresentação e não terão problemas. Tente ser ativos na escola e detetar se existe algum problema que possa impedir o vosso filho de alcançar os melhores dos objetivos.



Sem comentários:

Enviar um comentário