terça-feira, 9 de setembro de 2014

Especial | Regresso às aulas #4 - Material para escrever e arquivar (dossier vs. caderno)

Este post não é específico para a Universidade nem para o Secundário. É sobre organização em geral porque, apesar de parecer que não, há muitos prós e muitos contras sobre o que escolher: Caderno ou Dossier. Depende muuuuito de pessoa para pessoa, no entanto, vou deixar a minha opinião e as escolhas que podem fazer, quer optem por um, ou por outro.

Dossier



Para mim, esta é a melhor fora de combinar material para escrever e, ao mesmo tempo arquivar documentos. Porquê? Porque não precisamos de mais nada. Quando chegamos à Universidade, e especialmente no meu caso em que só tenho uma disciplina por dia, é importante termos sítio onde arquivar as fotocópias que nos são pedidas, os slides e tudo o resto, porque é assim mesmo que funciona. Não existem livros.
Sei que pode parecer estranho para muitos, mas a verdade é que é muito fácil organizar um dossier quando o dossier serve apenas para uma disciplina. Basta colocar as folhas lá, e ir arquivando as fotocópias. 
Para quem acha que elas assim se estragam, podem optar por usar micas para as proteger. Há que ter em conta que, as micas não aguentam muito peso e quando são coisas volumosas estragam-se com mais facilidade e, por isso, têm que ser substituídas com mais regularidade.


Outra vantagem do dossier é que, de ano para ano, se não houver necessidade de arquivar nada, podemos voltar a reutilizá-lo, basta retirar as folhas escritas e colocar umas novas.
No meu caso, uso dossiers individuais, mais pequenos, mas para quem quer colocar mais que uma disciplina num dossier maior, pode recorrer aos separadores. Os separadores existem em dois tipos de materiais: plástico e papel. A meu ver os de plástico duram mais, mas os de papel são mais fáceis de utilizar porque podemos escrever neles (seja o que for).


Como deu para reparar, sou muito a favor do uso do dossier mas, claro, cada um sabe-se organizar da melhor forma. Mesmo tendo dossier, recorre sempre a um caderninho para andar comigo todos os dias onde vou apontando alguns assuntos mais importantes como as datas de testes, datas de eventos ou palestras, contatos, etc.


Cadernos



Eu sei que nem toda a gente gosta de dossiers, maioritariamente pelo peso, e pela confusão que pode criar. Nesse caso, acredito que o caderno seja mesmo a melhor opção. 
No caso de escolherem um caderno, aconselho a que escolham um de capa dura porque se torna mais resistente e não se irá estragar com tanta facilidade. Procurem também um que tenha argolas para poderem passar as folhas sem as dobrar nem machucar.
Quem escolhe cadernos irá ter que, obviamente, escolher um método de guardar fotocópias e folhas que possam ser dadas e, nestes casos, podemos recorrer a várias coisas: capa de elásticos, micas soltas (embora já tenha referido em cima o problema que estas têm) ou mesmo uma capa de micas.

Assim, não correm o risco de perder ou de estragar nenhuma folha.


Espero que tenham gostado deste post no seguimento dos anteriores (que irei deixar aqui em baixo) e espero que continuem a seguir o blog ♥



4 comentários:

  1. Você é portuguesa? *-*
    Depois que entrei na faculdade optei pelos dossiers, facilitam muito!


    www.blogdaraymara.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim sou!! :3
      Eu sempre usei, mas agora ainda mais, facilitam muito a organização geral de tudo!!!! Obrigada ♥♥

      Eliminar
  2. Eu gosto imenso de dossiers, são super práticos e dão imenso jeito!
    Gostei do teu blog, espreita o meu: www.soignesoul.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Mantém-te atenta que virão muitas novidades! ♥
      Obrigada

      Eliminar