terça-feira, 23 de setembro de 2014

Especial | Regresso às aulas #5 - A escolha do Curso no Secundário

A série destes posts deveria ter ficado pronta antes de todas as aulas começarem. No entanto, foi impossível, e achei que não havia qualquer problema em continuá-la. De qualquer forma, muitas aulas ainda não começaram, e mesmo que já tenham começado, há dicas que podem aproveitar para anos seguintes ou até mesmo, para períodos/semestres seguintes.

As escolhas e as dúvidas
A ida para o 10º é importante. E porquê? É quando se tomam decisões, se fazem escolhas e muitas vezes ficamos com a sensação que são as erradas. Pois bem, não são. Claro que se decidirem deixar de estudar, é meio caminho andado para uma má escolha, no entanto, no que toca à escolha do curso, acho que não nos devemos preocupar com aquela sensação que nos diz "ah, se calhar devia ter ido para outro lado". Se escolherem "esse" curso, algum objetivo tinham em mente.
Pessoalmente, olhando para trás, definitivamente, fiz uma má escolha. Optei pela área das ciências quando a minha praia era claramente as línguas e humanidades. Mas tudo bem, se calhar se não tivesse tido as disciplinas que tive, nunca saberia que não era isso que queria fazer da minha vidinha. Por isso, tranquilizem-se, e acreditem que, se o motivo que vos levou a escolher esse curso for algo de válido, estão no bom caminho. Quando for altura para escolherem um curso no Ensino Superior, será muito mais fácil, e terão portas abertas para muitos sítios, e não só para aquilo que estiveram a tirar durante 2 ou 3 anos, ao contrário do que vos é dito ou pensam.

A melhor forma de se organizarem
Muitas das disciplinas que vão ter neste novo ano, não diferem muito dos anos anteriores, assim como os professores, pelo que é mais fácil terem uma ideia do que preferem ou do que vos é mais prático para terem tudo em ordem. No entanto, se ainda têm algumas dúvidas sobre o que escolher para essas novas aulas e disciplinas, podem consultar o post anterior, em que falei da organização e da escolha de material (cadernos ou dossiers), que podem ver aqui

Este ano já não acho piada a mochilas
Sei que, no meu caso, esta coisa de não querer mochilas aconteceu um bocadinho mais cedo, mas com a idade chegam os gostos diferente, e há muitas formas de contornar esta vontade.
Se como eu, não gostam de mochilas e dão muuuuito uso às carteiras, deixo-vos algumas dicas e sugestões para poderem levar tudo o que precisam para as aulas, para não terem falta de material. 

Dica nº 1: Escolham carteiras grandes e espaçosas. As pequeninas podem ser muito giras e práticas, mas para levarem dossiers, cadernos, livros e estojos (e às vezes o guarda-chuva), há que ter espaço.

Dica nº 2: Escolham uma de uma cor neutra e sólida. Os padrões são muito giros, mas se vos apetecer uma peça com estampado não vão poder usá-la todos os dias e terão que recorrer a outra forma. Os castanhos, os pretos, cinzentos e os azuis escuros dão bem com tudo e são cores muito em voga nesta estação.

Dica nº 3: Muitas de vocês estão a pensar que podem levar o dossier na mão e optar por uma malinha mais pequena onde caiba a carteira e o estojo. Certo, podem. Mas não com o tempo que tem estado. Porquê? As coisas molham-se e o ciclo de vida destas torna-se muito pequeno e não poderão usar o ano todo, e acabarão por gastar muito dinheiro para os substituir. Quando chegarem os meses sem chuva podem ponderar nisto, mas lembrem-se que depois têm que andar o dia todo com elas na mão.

Para não dizerem que eu não gosto nadinha de vocês, vou-vos deixar algumas sugestões que ainda estão a tempo de comprar (digam aos vossos pais que será um grande incentivo para estudarem sim?):

Bolsa tote da Berhska, existe em preto e em castanho, e acredito que caibam os dossiers e os livros. Custa 29,99.

Bolsa Bowling preta, também da Bershka. É para as meninas mais desportivas mas que querem uma carteira. Custa 25,99 e tem imenso espaço.
Achei imensa graça a esta mala. Tem dois tons, mas continua a ser uma mala neutra e com imenso espaço. Existem noutras cores como branco, branco e azul e toda preta. Na Bershka por 29,99.
Esta tem um estilo diferente das outras mas ao tempo tempo tem imenso espaço e, novamente, é de uma cor neutra. Custa 29,99 na Pull and Bear.
Uma carteira com um estilo mais descontraído. Custa 19,99 na Pull and Bear.

Uma carteira em tons de cinzento, com linhas mais simples. Custa cerca de  11 euros nas lojas Primark.
Se mesmo assim querem uma mochila. mas algo que não seja tão infantil como as que se encontram no super-mercado ou nas lojas próprias, podem optar pelas mochilas que já estão presentes em várias estações e coleções. Esta é da Blanco e parece-me ser bastante espaçosa. Custa 29,99.
Se já têm uma dentro das cores neutras e querem uma mais diferente, optem por escolher uma que esteja dentro das cores da estação. Esta é em cor de vinho, super em voga esta estação, e custa 69,95 na Zara.


Espero que tenham gostado das ideias e das dicas. Alguma menina que tenha tido dificuldade em escolher a área? ♥ Vou deixar aqui em baixo o link para os outros post do Regresso às Aulas.


Sem comentários:

Enviar um comentário